Seja Bem Vindo

"Pensamos demasiadamente sentimos muito pouco necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá". (Charles Chaplin)

DICA

Para ouvir a Rádio Online seu Navegador deve oferecer suporte.
Ex: Internet Explorer

FUSION

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cordel sobre a Revolução Industrial

Veja que legal um cordel que fala da Revolução Industrial. Um movimento que veio pra mudar a configuração mundial, isso foi a Revolução Industrial. Pra começar falo do país que mais acumulou capital que foi a Inglaterra, por meio da Revolução industrial. A partir dos anos de 1770 até 1850, houve por lá uma grande transformação social que muitos chamaram de Revolução Industrial.


Construções de fábricas nas cidades, e galpões para abrigar máquinas e operários, mas o grande problema em tudo isso foram os baixos salários. E o inchaço das populações das cidades, quão tremenda desigualdades. A busca pelos lucros com as fábricas tornou-se intensa, quanto menos o custo do capitalismo maior a recompensa.


O mercado queria produtos mais baratos e a revolução industrial ofereceu mais oportunidade. Maior produção e mais ainda agilidade. Mas as fontes de energia mudaram agora o uso é do carvão mineral
Adeus ao artesão, agora é a vez do carvão. Velocidade na produção é a verdade. O avanço tecnológico aparecia enquanto o trabalho humano desaparecia. O ritmo de vida e do trabalho agora à natureza não determina. Agora é a maquina quem domina.

A invenção do navio a vapor, e a locomotiva também agilizaram a comunicação entre os países, e varias cidades para que o tempo com as viagens pudessem ser gastos em outras atividades.
Levar a maior produção, é o pensamento que logo vem, em velocidade cada vez mais rápida, as mercadorias das fábricas para mais além.

Dois grupos sociais foram formados o da burguesia e do proletariado. O termo burguesia tem origem do burgo aglomerado urbano da idade média. Apesar dos burgueses serem donos das fábricas, bancos e terem grande riqueza, mas ainda era fracos diante da nobreza. Proletário operários que vivem de baixos salários,
parte do seu tempo de trabalho é pago ,mas o restante é pelo capitalismo apropriado.

A famosa Revolução Industrial também inspira a criação do Socialismo, uma visão utópica e cientifica, e além disso dá força pro Capitalismo, mas não esqueçamos que também a surgiu um tal de Anarquismo. Os operários se reuniram para lutar contra o mal da Revolução Industrial, o Capitalismo cada vez mais crescente, então os operários criam o movimento chamado de Ludismo.

Mas o que temos que saber a Revolução Industrial não parou, temos a Segunda Revolução Industrial, responsável também por uma grande mecanização.
Onde já se viu a Revolução Industrial também chegou no Brasil,como sempre atrasada, lá foi no século XVIII, aqui no XIX, na verdade a revolução só começou mesmo a deslanchar quando Getúlio começa a governar, é a chamada Era Vargas.

Na História é o destaque a Revolução Industrial, e o momento em que passamos é no momento atual é o da nova Revolução Digital.
Máquinas foram inventadas pra mudar o sistema de manufatura, mas o proletariado continua tendo uma vida muito dura.
A Terceira Revolução Industrial é bem mais recente, celulares, robôs, entre outras invenções tecnológicas são as características do presente, mais isso tudo é pequeno, e acho que vem ainda mais deverá haver outra revolução agora não só industrial, mas espacial.

O que se ver é que muita coisa continua a mesma, o rico capitalista cada dia mais rico, e o pobre proletariado cada dia mais podre, o movimento da Revolução Industrial, é assim tudo parece normal. A indústria a destruir a natureza, e a cada dia e a humanidade em geral vivendo na pobreza.