Seja Bem Vindo

"Pensamos demasiadamente sentimos muito pouco necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá". (Charles Chaplin)

DICA

Para ouvir a Rádio Online seu Navegador deve oferecer suporte.
Ex: Internet Explorer

FUSION

sábado, 28 de abril de 2012

IMPERIALISMO NA ÁFRICA E NA ÀSIA



IMPERIALISMO NA ÁFRICA

       Na metade do século XIX a África não era tão atraente quanto o asiático ,no entanto com a descoberta de diamantes e abertura do Canal de Suez, fizeram com que os europeus olhassem diferente para a ela .a África anteriormente só era vista como fonte de mão de obra  de escravos e passou ser um rico ponto de matérias primas .
        Com o desejo das grandes potencias  como: Alemanha, França, Itália, Rússia, Holanda, Portugal, Espanha e Bélgica de desenvolver-se cada vez mais , elas partiram a África ,um momento em que ficou conhecida como conferencia de Berlim no qual tinha como objetivo a divisão desse continente sem que houvesse conflitos entre elas.
          Essa divisão fez com que os africanos se revoltassem contra os colonizadores ,que usaram de força bruta para conseguir o controle  dos territórios sem se preocupar com o desenvolvimento dessas colônias .Essas ações impôs aos colonos uma cultura diferente além de produtos manufaturados que geravam benefícios ao potências e não a África .No entanto   essa exploração  teve importâncias a governo a africanos independentes que seguiam as normas de exportação das grandes potenciais.

IMPERIALISMO NA ÁSIA

              O período de colonização da Ásia iniciou no século XIX e o inicio do seculo XX,por ser uma área de grande atração causada pelas suas riquezas onde foi colonizada por Portugal e posteriormente pelos europeus e outros países .
          Diferentes da África ,a Ásia tinha uma longa historia de gradeza  isso dificultou no entanto não impediu que esse território fosse conquistado por outras nações.Esse processo teve como consequências boas  e ruins como: novas idéias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política entre as boas e a divisão se suas culturas entre as ruins. 
              Nesse processo poucas culturas adaptaram-se entre os que se adaptaram tiveram proveito em sua independência.

Referência:

http://www.infoescola.com/historia/imperialismo-na-asia/

http://www.infoescola.com/historia/imperialismo/