Seja Bem Vindo

"Pensamos demasiadamente sentimos muito pouco necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá". (Charles Chaplin)

DICA

Para ouvir a Rádio Online seu Navegador deve oferecer suporte.
Ex: Internet Explorer

FUSION

sábado, 28 de abril de 2012

As duas faces da Revolução

        A revolução industrial que ocorreu no século XVIII trouxe para o mundo mudanças que permanecem até hoje, os avanços tecnológicos no sistema de produção e o aumento do seu processo produtivo foi um dos tantos produtos desse acontecimento que hoje deixa suas raízes. O resultado dessa revolução ainda pode ser sentido atualmente, no nosso sistema de produção, nas descobertas tecnológicas e no crescimento econômico acelerado. A maior transição do período foi a do sistema artesanal para o sistema fabril, onde a produção em serie era característica dessa nova forma de trabalho.
        O verdadeiro contexto de revolução industrial era trabalhar mais em menos  tempo para produzir  mais e ganhar mais donos das industrias.esse período foi marcado pelo avanço tecnológico nos novos meios de transportes e o surgimentos da maquina a vapor. Uma das principais consequências desse surgimento foi a substituição dos homens pelas maquinas que gerou um alto índice de desemprego, o que era ruim para a sociedade mais era bom para os donos de fabricas, pois barateava o preço das mercadorias e acelerava o ritmo de produção.  
       A criação de grandes empresas consistia a utilização de trabalhadores assalariados, ou seja, o homem trabalhava para produzir bens tangíveis da empresa e recebia em forma de dinheiro uma pequena parte do seu trabalho. Outra característica foi o aumento do êxodo rural onde as pessoas saiam do campo para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida e emprego, a falta de condições financeiras não permitia a pessoas que viam do campo boa instalações nos centros isso fez com que houvesse um crescimento desordenado das cidades, gerando problemas de sub-moradoras.
      A exploração do trabalho infantil foi marcante nesse período pois era um tipo de mão de obra mais barata adequada para o manuseio de pequenas peças até hoje em muitos países e grande a exploração desse tipo de mão obra é constante mesmo depois da constituição criado condenando esse tipo de exploração. Com o aumento da industrialização a poluição do ar teve um grande índice de aumento devido a queima do carvão mineral como fonte de energia para as maquinas, isso até hoje vem sendo discutida entre grandes potencias mundiais e ultimamente vem preocupando muitas pessoas .
        A revolução industrial foi marcada pela mudança no sistema de produção da época, com a introdução de novas tecnologias, principalmente da maquina a vapor, foi decisiva para o desenvolvimento do sistema econômico da época que vem se expandindo até hoje.